• com·por
  • Posts
  • #0 com·por e (outras) formas de contar o mundo

#0 com·por e (outras) formas de contar o mundo

Imagem retangular de fundo amarelo. No centro as palavras: compor, formar de várias partes um todo. no canto direito, em cima, uma mão preta ilustrada segura um pincel de escrita. no canto esquerdo, embaixo, uma mão preta ilustrada segura um papel.

Como começar?

Não vou esconder o primeiro motivo que me leva a criar uma newsletter: a possibilidade de o twitter, como conhecemos hoje, acabar. É a rede social que mais utilizo para divulgar minha carreira, divulgar novidades, divulgar meus escritos. E, nas últimas semanas, me vi rodeada por aquela perguntinha indigesta: e se tudo acabar? Como faço para continuar falando de mim para pessoas que querem saber sobre? E, se não acabar, mas mudar tanto que deixa de ser legal?

Mas, sendo sincera, desde que comecei a encarar a newsletter como um caminho possível, passei a deixar de lado essa perguntinha e encarar uma outra forma de enxergar o mundo. Ou, no meu caso, uma outra forma de contar o mundo. E se minha newsletter fosse uma tentativa de mostrar o que se passa na minha cabeça? E se, aqui, eu conseguisse transformar em palavras coisas que nenhuma rede social alcança?

E é por isso que compor se torna o título desta newsletter: formar de várias partes um todo. É claro que os textos não vão conseguir transmitir tudo o que passa aqui dentro, mas acho que darão conta de dar um passinho a mais do que venho compartilhando nos últimos anos nas redes sociais. 

E, como o título pode informar, essa news é sobre escrita, mas não só sobre isso. Para facilitar, resolvi dividir ela em partes temáticas. Cada e-mail pode ter todos esses tópicos ou só um! 

SujeitA de sorte 

Inspirado na música Sujeito de sorte, interpretada por Belchior - Pitacos sobre o contexto político, econômico, social, do cotidiano, de esportes, do mercado editorial etc.

Um dia de (hoje)

Inspirado na música Um dia de domingo, interpretada por Tim Maia e Gal Costa - Um pequeno, e rápido, diário. Abrindo meu coração para quem acompanha a newsletter. De certa forma, essa news #0 é o primeiro Um dia de (hoje) que envio. 

Becos da escrita

Inspirado no livro Becos da memória, de Conceição Evaristo - Por dentro da minha escrita: o que estou escrevendo, o que quero escrever, o que deveria estar escrevendo. De vez em quando, algum miniconto também.

Não deixe a Novidade morrer

Inspirado na música Não Deixe o Samba Morrer, interpretada por Alcione - Por dentro das novidades da minha carreira: o que foi lançado, o que está em pré-venda, o que está por vir, quais eventos vou participar, participação em podcasts, entrevistas etc.

Sossegando

Inspirado na música Sossego, interpretada por Tim Maia - Indicações de entretenimento, o que ando lendo, assistindo, ouvindo, consumindo etc.

É, essa newsletter é um pouco musical, né? Percebi isso enquanto fazia o planejamento, em como tinha vontade de reverenciar grandes nomes, em como tinha vontade de homenagear lindas canções. Mas também não podia deixar de lado a escrita literária, essa que também pode ter lindas composições, como a escrita de Conceição Evaristo. Um resumo das referências citadas aqui, caso você queira escutá-las (ou lê-las). Nosso primeiro Sossegando:

A frequência de cada “tópico” talvez não seja fixa, alguns estarão presentes em todas as news, outros vocês verão menos por aqui. Sendo sincera, tudo no começo será um teste, ainda não sei se a própria ideia de ter "temáticas" em uma news vai funcionar. E, a princípio, o envio da própria newsletter pode não ser fixo. Quero começar com textos mensais, entender a plataforma, entender o que escrevo, entender como quero contar o mundo. E, depois, tudo pode mudar!

Como essa é uma espécie de news introdutória, estou planejando a primeira (de verdade) para os dias 01 a 10 de dezembro, quero tentar enviar sempre no começo do mês.

E, se você chegou até aqui, quer dizer que tem interesse (ainda que mínimo) no que tenho a dizer. Então, para você, um até logo!

Imagem retangular de fundo amarelo. No centro as palavras: Olívia Pilar

Caiu aqui por acaso? Mas gostou? Assine e leia as próximas news. Não esqueça de compartilhar com os amigos!

Onde você pode ler minhas histórias: